Pular para o conteúdo principal

discussões da sociologia e psicologia #resumo

No centro destes capítulos estão:

Lazarsfeld (sociologia)
Lewin (psicologia)

Seguindo os ânimos do capítulo anterior, senti que Heims continuou mostrando sua posição política nestes últimos capítulo - sutilmente. Ao iniciar o capítulo 8 com a frase "cybernetic ideas can be applied in the most diverse ideological context" ele anuncia o que está por vir.

Os dois capítulos, assim como os anteriores, são separados por grupos de elite, que geralmente variam com temas focados em dois participantes com outros como satélites.

No primeiro (8), temos um panorama geral das situações políticas nos Estados Unidos, os esforços, já anunciados, de intervenção governamentas dentro da produção acadêmica, levando, em alguns casos, à paralização da atividade acadêmica. Enquanto os encontro Macy não se abriam para as pessoas que pesquisam em torno de soluções para os problemas sociais relacionados ao racismo, ao anticomunismo, entre outros, houve uma discreta migração de pesquisadores que incomodaram alguns.

Por outro lado, a política era presente nos encontros sob a máscara da neutralidade, afinal, se temos participantes que atuam não só como informantes do governo, da CIA, etc, temos produção política ou, pelo menos, direcionada à política dominante.

Com o pensamento voltado a estas questões, recordei, recentemente, da foto da garota que corria, ao lado de amigos infantes, nua, queimada pelas bombas lançadas pela América estadunidense, na Guerra do Vietnã, imagem que foi proibida nos Estados Unidos, mas que retratava diretamente os horrores da guerra fria.




Mesmo com esforços para compreender as diferentes culturas mundiais, antropólogos e sociólogos dos Estados Unidos, trabalhavam com dados que fortaleciam a dominação estadunidense - negligenciando a história e o futuro das diversas comunidades que atingiam.

Heims, alerta que outros pesquisadores estavam comprometidos com o impacto social que as pesquisas, a economia e os avanços cometiam nas sociedades - no entanto, eles não participavam dos encontro Macy.

"One way to address the failure of socialist political efforts is to understand citizens' atitudes statistically and examine the motivations behind the statistics. This idea may have led Lazarsfeld to the belief that humane political movements might succeed better in the future if they were equipped with a quantitative understanding of popular attitudes. The irony here was that the market provided techniques for more effective psychological manipulation and explotation of people. And the study of voting behavior restulted in more effective methods of manipulating citizens by political candidates and organization (...)" (p. 189).


Os estudos da psicologia parecem estar diretamente ligados à sociologia. Ambos procuravam compreender o comportamento social e a cibernética parecia uma maneira de facilitar este entendimento - como Heims alerta na primeira frase do capítulo 8, referente ao às inúmeras possibilidades de sua aplicação.

Principalmente, a realimentação e a circularidade causal, que poderiam ser aplicados tanto à indivíduos quanto à grupos. O posicionamento político destes pesquisadores também parecia ser muito importante. Especialmente Lewin, parece ter sido um pesquisador à esquerda, mas faleceu antes da finalização dos encontro Macy, deixando muito a esperar.

"action-research: research that would be tested and applied in life situations and bring beneficial social change" (p. 216)

Ao contrário de outros pesquisadores da saúde mental, Lewin reconhecia que a política e a economia como principais na mudança social. Sua morte prematura direcionou um de seus estudantes, Bavela, a ocupar seu lugar nos encontro Macy, a convite que tinha objetivo de continuar a aproximação entre sociológos e matemáticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

recomendados: Donnie Darko #filme

Assista Donnie Darko (tem no netflix!), enigmático e com uma trilha sonora perfeita. (texto raso e com spoilers)



Quando aos dezesseis assisti Donnie Darko pela primeira vez, cheia de marra, deixei de aproveitar os momentos brilhantes deste filme de 2001. A trama do filme, na verdade, gira em torno de um livro que se chama A filosofia da viagem no tempo, de Roberta Sparrow (este link explica bem a analogia do livro no filme). A ideia de viagem no tempo nos parece tão absurda que por vezes, até mesmo por haver essa sugestão, é possível achar que se está assistindo uma viagem esquizofrênica do jovem Donald.

A autora do livro, Roberta Sparrow, é representada no filme como a Vovó morte (Gradma Death). Uma senhora de 101 anos que, permanentemente, vai e volta para sua caixa de correios verificar se recebeu uma correspondência - a teoria apresentada é que ela espera uma carta de alguém que fez a viagem no tempo. Assim como esperado, também, no prefácio de seu livro:

Se eu ainda estiver viva …

A revolução vai acontecer na periferia - histórias e experiências do CCS em Vila Isabel

Apresento a vocês o vídeo "Histórias do Centro de Cultura Social - Vila Isabel (RJ)". Esse vídeo é uma edição de entrevistas realizadas para escrever o artigo de final de curso "A revolução vai acontecer na periferia - histórias e experiências do CCS em Vila Isabel", apresentado ao professor Henrique Cukierman, na disciplina de "Tópicos Especiais em Ciência-Tecnologia-Sociedade", do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e Técnicas e Epistemologia.

Não sou profissional em edição ou gravação de vídeos, por isso peço que relevem a qualidade dos cortes e das gravações desfocadas.

As músicas foram baixadas pela internet e estão disponíveis pelos próprios criadores das mesmas:
FAQ (hip hop instrumental mix) - SoUnDWaVeS
Salva a humanidade - Tom Zé

Entrevistas:
Davi Rodrigues
Maurilio Rodrigues
Beatrice Catarine

Observação: a propaganda que aparece no vídeo é enviada pela gravadora do Tom Zé, porque utilizo um trecho de uma de suas músicas. Não monetizo em …