Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL EM BH

Em 2012, decidi que era um bom momento para conhecer Belo Horizonte. Já havia passado pela capital mineira em outro momento para participar do evento Carnaval Revolução, que reunia grupos e movimentos ativistas para conversas, oficinas, mostras e diversão.
Carnaval Revolução
Fiquei os dias do carnaval, em 2006, rodeada de pessoas dispostas, amigos de longa data e reuniões itinerantes (sim, mudávamos sempre os locais das reuniões, às vezes, quando muito exaustantes, íamos para o bar, já que o evento proibia bebidas alcóolicas). A viagem de ida foi de 20h de estrada em caminhões (fui de carona com um amigo) e a de volta de 12 a 14h, somente carro (com outro amigo, também praticando hitchhiking). Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer a cidade naquela ocasião, embora tenha sido muito proveitosa a imersão.

Seis anos depois, retornei à BH com curiosidade de conhecer um pouco mais a respeito da fama do pão de queijo (não tive sorte, os que comi não foram tão bons quanto os goianos) e de passear por Inhotim, um instituto de arte e botânica gigantesco que fica em Brumadinho, muito próximo de BH. A entrada não é cara, mas leve uma garrafa de água, pois lá dentro tudo que pode ser digerido é extremamente caro.

Inhotim

Em BH, me hospedei no Hostel Chalé Mineiro, no bairro Santa Efigênia, perto do metrô e do bairro Santa Tereza. Estando acomodada, fui à busca de comida, sou vegetariana e já havia pesquisado no site gato-negro.org a respeito de algumas opções veganas/vegetarianas na região. Algumas refeições foram feitas no "Bolão, o rei do macarrão", por estar quase sempre aberto, servir chopp, cachaça e não ser caro.

Nesta região, encontrava muitos foliões e alguns shows por onde andava, o carnaval mostrou-se muito diversificado e ativo (ao contrário de Goiânia). O sotaque goiano é extremamente similar ao mineiro. O uai daqui é, também, o uai de lá! Aliás, uai é nome de tudo, loja, departamento, etc.

No dia seguinte, caminhei pelas ladeiras da cidade e encontrei vários blocos de carnaval e vários carros da polícia escoltando-os (e alguns confrontos entre eles). Parei em um boteco e o assédio de moradores de rua foi inevitável. O fato curioso é que os donos do bar não interviam, o que geralmente acontece em Goiânia quando moradores de rua aporrinham clientes. Geralmente, não tenho receio em relação às pessoas que chegam às mesas fazendo algum pedido, mas, naquele caso, fiquei perturbada.

Aproveitei um dia para visitar o Mercado Central em busca de cachaças de boa qualidade, que não são encontradas tão facilmente em Goiânia. O preço é bastante variável, mas bem mais em conta que aqui no centro-oeste. O Mercado de BH tem um corredor povoado de passarinhos em gaiolas, que deixa o passeio muito angustiante, mas o resto do ambiente é aconchegante.

Ainda espero retornar à Minas Gerais para provar um pão de queijo de vó que faça jus à fama. Também falta conhecer o interior do estado, que é impossível ir tranquilamente na época carnavalesca, pois é muito tumultuado.

Ah, devo dizer, gostei demais de Belo Horizonte!


Carnaval em BH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fundação Macy e a Saúde Mental no Mundo

Considere ler essa conversa entre Bateson e Margaret Mead . :) Margaret Mead: (...) I think the difference between art and science is that each artistic event is unique, whereas in science sooner or later once you get some kind of theory going somebody or other will make the same discovery. Personagens principais deste capítulo: 1. Fremont-Smith, Abramson 2. Fremont-Smith, Mead O capítulo 7 "The Macy Foundation and Worldwide Mental Health" passeia entre os anos 1930 a 1960 e seus investimentos e personagens que permeavam o campo da saúde mental. Ou, melhor, da mente, em geral. Para começar a história, Heims refere-se à fundação da Macy Foundation, datada de 1930, promovida por sua filha Kate Macy Ladd, após um estudo sobre as áreas de pesquisa negligenciadas pelas fundações filantrópicas. O estudo recomenda que os cuidados com a saúde devem ser a preocupação central da fundação. "The study found that 'biochemical and physiological research were receiving f

discussões da sociologia e psicologia #resumo

No centro destes capítulos estão: Lazarsfeld (sociologia) Lewin (psicologia) Seguindo os ânimos do capítulo anterior, senti que Heims continuou mostrando sua posição política nestes últimos capítulo - sutilmente. Ao iniciar o capítulo 8 com a frase "cybernetic ideas can be applied in the most diverse ideological context" ele anuncia o que está por vir. Os dois capítulos, assim como os anteriores, são separados por grupos de elite, que geralmente variam com temas focados em dois participantes com outros como satélites. No primeiro (8), temos um panorama geral das situações políticas nos Estados Unidos, os esforços, já anunciados, de intervenção governamentas dentro da produção acadêmica, levando, em alguns casos, à paralização da atividade acadêmica. Enquanto os encontro Macy não se abriam para as pessoas que pesquisam em torno de soluções para os problemas sociais relacionados ao racismo, ao anticomunismo, entre outros, houve uma discreta migração de pesquisadores qu

Scratch 2.0 #codeyourself

No Coursera há inúmeros cursos disponíveis para se aprender online. Neste momento, estou fazendo o curso "Introdução a programação", do Code Yourself!, promovido por estudantes da Universidade de Edimburgo.  Faz parte da primeira lição desenvolver um programa utilizando o Scratch. Abaixo, como instalá-lo. Há um tutorial completo em inglês neste link . Abaixo apenas o passo a passo que precisei para instalar no meu computador. $  lsb_release -d Description:    Linux Mint 17.1 Rebecca Baixe os programas necessários no site do Scratch. No meu caso, foram Adobe air e Scratch Offline Editor. Instale o Adobe Air (é a partir dele que será possível instalar o scratch). Verifique se você tem o pacote keyring instalado, se não, instale-o. # locate libgnome-keyring.so O resultado deve ser: /usr/lib/i386-linux-gnu/libgnome-keyring.so.0 /usr/lib/i386-linux-gnu/libgnome-keyring.so.0.2.0 Crie links simbólicos para que o Adobe consiga localizá-los (dentro de sua própria con