Pular para o conteúdo principal

Os primeiros computadores de Harvard eram mulheres #tradução

Minha [grosseira] tradução do seguinte texto:  Harvard's first computers were women.

Muito antes do Mark I chegar no campus da Ivy League, era assim que o primeiro laboratório de computadores de Harvard se parecia:



Chamar esse grupo de mulheres brilhantes de analíticas "computadoras" é muito mais amável do que o seu apelido de outrora, Harem de Pickering. O apelido de mau gosto refletia a embaçada consideração pelo intelecto feminino que ecoava entre os líderes da universidade. Em um discurso de 1869, o presidente da Harvard, Charles W. Eliot, reconheceu: "o mundo sabe quase nada sobre as capacidades mentais naturais do sexo feminino".

Mas em 1881, o astronômo Charles Edward Pickering estava cheio/atolado com dados astronômicos coletados através de observações de telescópio assim como das modernas astrofotografias e viu as "naturais capacidades mentais" das mulheres como a solução. Pickering, então, contratou sua governanta Williamina Fleming como sua nova assistente para peneirar e catalogar as informações celestiais. Além de supervisionar as futuras mulheres computadoras (muitas vindas de universidades femininas), Fleming descobriu 10 Novas, 52 nebulosas e 310 estrelas variáveis, tanto quanto, a existência de estrelas anãs brancas, isso em seus 34 anos de estadia em Harvard.


Entre as mais de 80 antigas "computadoras", que trabalhariam incansavelmente no Observatório de Harvard, estava a lendária Annie Jump Cannon, que mudou a classificação padrão dos sistemas de estrelas e classificou 1/4 de milhão de estrelas, e Henrietta Swan Levitt, que descobriu como medir a distância de estrelas distantes. Trabalhando seis dias por semana e recebendo entre 25 a 50 centavos por hora (metade do que os homens receberiam), essas mulheres computadoras, coletivamente, mapearam os céus e lançaram as bases [fizeram o trabalho de base] para as futuras teorias astronômicas e nossos entendimentos da galáxia. Suas contribuições no campo, mesmo que despercebidas, são inestimáveis.



Para saber mais sobre as brilhantes estrelas entre essas mulheres "computadoras", veja as 15 mulheres na astronomia que você deve conhecer.

Curiosidade: Harvard já havia contratado homens como "computadores" também, mas considerando a escala e o sucesso das "Mulheres de Pickering", além do fato do próprio Pickering ter demitido os computadores masculinos por incompetência, essas mulheres era, sem dúvida, pioneiras em computação de dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repair, Value, Breakdown, Obsolescence and Reuse

Valores no Reparo Lara Houston Steven J. Jackson Daniel K. Rosner Syed Ishtiaque Ahmed Meg Young Laewoo Kange Para continuar falando de reparo, este texto trata de demonstrar quatro exemplos práticos de grupos que trabalham diretamente com reparos de tecnologias, como celulares. A ideia, no entanto, de discutir valores, é enaltecida com o interesse de trabalhar com " the forms and processes of value grounded in the ongoing work of fixing and maintaining the objects and systems around us ". Eles estão ligados às infraestruturas que rodeiam as tecnologias e os seres humanos, sendo muitas vezes referenciados como "interação humano-computador". Essas interações carregam profundas consequências sociais sobre a distribuição de poder, conhecimento e autoridade nas ordens sociais mediadas. Com exemplos que passam pelos Estados Unidos, Bangladesh e Uganda, os autores mostram como os sistemas de valores nas produções industriais e, também, na formação de conheciment

discussões da sociologia e psicologia #resumo

No centro destes capítulos estão: Lazarsfeld (sociologia) Lewin (psicologia) Seguindo os ânimos do capítulo anterior, senti que Heims continuou mostrando sua posição política nestes últimos capítulo - sutilmente. Ao iniciar o capítulo 8 com a frase "cybernetic ideas can be applied in the most diverse ideological context" ele anuncia o que está por vir. Os dois capítulos, assim como os anteriores, são separados por grupos de elite, que geralmente variam com temas focados em dois participantes com outros como satélites. No primeiro (8), temos um panorama geral das situações políticas nos Estados Unidos, os esforços, já anunciados, de intervenção governamentas dentro da produção acadêmica, levando, em alguns casos, à paralização da atividade acadêmica. Enquanto os encontro Macy não se abriam para as pessoas que pesquisam em torno de soluções para os problemas sociais relacionados ao racismo, ao anticomunismo, entre outros, houve uma discreta migração de pesquisadores qu