Pular para o conteúdo principal

mulheres que escolhem ciências da computação

Mulheres que escolhem Ciências da Computação - O que realmente importa

O Google conduziu um estudo para identificar os motivos e experiências que influenciam as mulheres a seguir uma carreira nas Ciências da Computação.

Ele está baseado em quatro termos:

1. Encorajamento Social: de familiares e pessoas próximas;
2. Auto-percepção: interesse em quebras-cabeças e em resolver problemas;
3. Exposição acadêmica: a disponibilidade e oportunidade para participar/fazer um curso na área;
4. Percepção de carreira: a familiaridade com e percepção de ver a Ciência da Computação como uma carreira de diversas aplicabilidades e grande potencial de um positivo impacto social.

Relatório do Google

"De acordo com a National Science Board's "Indicadores da Ciência e Engenharia para 2012", mulheres são apenas 26% das profissionais das Ciências da Computação e Ciências Matemáticas nos Estados Unidos. Esses números são ainda mais gritantes quando notamos que embora os graus acadêmicos femininos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas estejam crescendo, a participação feminina nas Ciências da Computação, especificamente, diminuiu para 18% de um topo de 37% dos anos 1980."

Leia o texto completo aqui, em inglês.


I e eu instalando uma computadora nos idos de 2006.



Além disso, essa dissertação da Universidade de Oregon sustenta a ideia que as mulheres podem ser incentivadas a fazer computação quando são apresentadas a tecnologia e matemáticas durante a infância. Ela defende que o uso do pensamento computacional na educação primária poderá ajudar a desenrolar esse problema. O pensamento computacional parece ser uma promessa de expansão do ensino nas áreas de ciência e matemática, além das ciências computacionais, como mencionado também neste texto brasileiro, que fala do déficit de profissionais no Brasil. Também vale a pena ler este texto, que também incentiva o ensino do pensamento computacional no ensino básico.

Outrossim, diversos textos ressaltam a importância de que mais mulheres participem de palestras como a campanha "convide uma mulher para palestrar", outras ressaltam que as mulheres são excluídas, também, de prêmios de grande importância mundial, como o Nobel.

Das 575 pessoas agraciadas com o Prêmio Nobel de Medicina, Química e Física, apenas 16 eram mulheres. (fonte)

Ainda, não apenas marcas como o Google, como a L'oreal criou um prêmio específico para mulheres na ciência. Uma astrofísica brasileira, recentemente, ganhou o prêmio em sua versão internacional, além disso, uma cientista física brasileira também foi premiada internacionalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

discussões da sociologia e psicologia #resumo

No centro destes capítulos estão: Lazarsfeld (sociologia) Lewin (psicologia) Seguindo os ânimos do capítulo anterior, senti que Heims continuou mostrando sua posição política nestes últimos capítulo - sutilmente. Ao iniciar o capítulo 8 com a frase "cybernetic ideas can be applied in the most diverse ideological context" ele anuncia o que está por vir. Os dois capítulos, assim como os anteriores, são separados por grupos de elite, que geralmente variam com temas focados em dois participantes com outros como satélites. No primeiro (8), temos um panorama geral das situações políticas nos Estados Unidos, os esforços, já anunciados, de intervenção governamentas dentro da produção acadêmica, levando, em alguns casos, à paralização da atividade acadêmica. Enquanto os encontro Macy não se abriam para as pessoas que pesquisam em torno de soluções para os problemas sociais relacionados ao racismo, ao anticomunismo, entre outros, houve uma discreta migração de pesquisadores qu

The Cybernetics Group - #resumo

Não foi fácil encontrar imagens de Heims, inclusive, esta foi a única que encontrei. As informações pessoais também vieram de apenas dois websites, que estão linkadas nesta apresentação. De acordo com a KeyWiki , Heims fugiu da Alemanha nazista para os Estados Unidos, onde conheceu sua esposa com a qual teve uma filha, a jornalista Leila McDowell-Head que, apoiada pelo seu pai, fez parte do Partido dos Pantera Negra. Segundo Wikipedia, os Pantera Negra tinha como finalidade original da organização era patrulhar guetos negros para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polícia. Posteriormente, os Panteras Negras tornaram-se um grupo revolucionário marxista que defendia o armamento de todos os negros, a isenção dos negros de pagamento de impostos e de todas as sanções da chamada "América Branca", a libertação de todos os negros da cadeia e o pagamento de indenizações aos negros por "séculos de exploração branca". A ala mais radical do movimento defendia

A revolução vai acontecer na periferia - histórias e experiências do CCS em Vila Isabel

Apresento a vocês o vídeo "Histórias do Centro de Cultura Social - Vila Isabel (RJ)". Esse vídeo é uma edição de entrevistas realizadas para escrever o artigo de final de curso "A revolução vai acontecer na periferia - histórias e experiências do CCS em Vila Isabel", apresentado ao professor Henrique Cukierman, na disciplina de "Tópicos Especiais em Ciência-Tecnologia-Sociedade", do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e Técnicas e Epistemologia. Não sou profissional em edição ou gravação de vídeos, por isso peço que relevem a qualidade dos cortes e das gravações desfocadas. As músicas foram baixadas pela internet e estão disponíveis pelos próprios criadores das mesmas: FAQ (hip hop instrumental mix) - SoUnDWaVeS Salva a humanidade - Tom Zé Entrevistas: Davi Rodrigues Maurilio Rodrigues Beatrice Catarine Observação: a propaganda que aparece no vídeo é enviada pela gravadora do Tom Zé, porque utilizo um trecho de uma de suas músicas. Não mon