Pular para o conteúdo principal

recomendados: Donnie Darko #filme

Assista Donnie Darko (tem no netflix!), enigmático e com uma trilha sonora perfeita. (texto raso e com spoilers)



Quando aos dezesseis assisti Donnie Darko pela primeira vez, cheia de marra, deixei de aproveitar os momentos brilhantes deste filme de 2001. A trama do filme, na verdade, gira em torno de um livro que se chama A filosofia da viagem no tempo, de Roberta Sparrow (este link explica bem a analogia do livro no filme). A ideia de viagem no tempo nos parece tão absurda que por vezes, até mesmo por haver essa sugestão, é possível achar que se está assistindo uma viagem esquizofrênica do jovem Donald.

A autora do livro, Roberta Sparrow, é representada no filme como a Vovó morte (Gradma Death). Uma senhora de 101 anos que, permanentemente, vai e volta para sua caixa de correios verificar se recebeu uma correspondência - a teoria apresentada é que ela espera uma carta de alguém que fez a viagem no tempo. Assim como esperado, também, no prefácio de seu livro:

Se eu ainda estiver viva quando os eventos preditos nestas páginas ocorrerem, eu espero que você me encontre antes que seja tarde demais.

Ademais, Vovó Morte eventualmente encontra com Donnie e cochicha em seu ouvido - ora, o filme é permeado pela ideia de morte.


Dr. Lilian Thurman: Donnie, what did Roberta Sparrow say to you?
Donnie: She said that every living creature on Earth dies alone.



Dr. Lilian Thurman: The search for God is absurd?
Donnie: It is if everyone dies alone.
Dr. Lilian Thurman: Does that scare you?
Donnie: I don't want to be alone.

O livro foi lançado em 1944 e em 1988 Stephen Hawking publica seu "Uma breve história do tempo". A trama de Donnie Darko é desenrolada em outubro de 1988, em que o manipulado morto, Frank, viaja no tempo para evitar o fim do mundo (para ele, o fim do mundo aconteceria em 28 dias, eu diria, na verdade, que essa data é a representação do fim do mundo de Frank).

Seu desenrolar envolve os demonstrativos de que se Donnie não vivesse, outras catástrofes poderiam ser evitadas. E, ciente disso, sua vida e de outras pessoas estão em suas mãos. Donnie, como demonstra no começo do filme, já tinha sonambulismo antes mesmo do aparecimento de Frank. Então, Frank não necessariamente salvou o jovem da catástrofe, na verdade, ele só está em busca de salvar a si mesmo.

Aliviado, Donnie sorri e espera a turbina do avião.

Donnie: I hope that when the world comes to an end, I can breathe a sigh of relief, because there will be so much to look forward to. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

discussões da sociologia e psicologia #resumo

No centro destes capítulos estão: Lazarsfeld (sociologia) Lewin (psicologia) Seguindo os ânimos do capítulo anterior, senti que Heims continuou mostrando sua posição política nestes últimos capítulo - sutilmente. Ao iniciar o capítulo 8 com a frase "cybernetic ideas can be applied in the most diverse ideological context" ele anuncia o que está por vir. Os dois capítulos, assim como os anteriores, são separados por grupos de elite, que geralmente variam com temas focados em dois participantes com outros como satélites. No primeiro (8), temos um panorama geral das situações políticas nos Estados Unidos, os esforços, já anunciados, de intervenção governamentas dentro da produção acadêmica, levando, em alguns casos, à paralização da atividade acadêmica. Enquanto os encontro Macy não se abriam para as pessoas que pesquisam em torno de soluções para os problemas sociais relacionados ao racismo, ao anticomunismo, entre outros, houve uma discreta migração de pesquisadores qu

The Cybernetics Group - #resumo

Não foi fácil encontrar imagens de Heims, inclusive, esta foi a única que encontrei. As informações pessoais também vieram de apenas dois websites, que estão linkadas nesta apresentação. De acordo com a KeyWiki , Heims fugiu da Alemanha nazista para os Estados Unidos, onde conheceu sua esposa com a qual teve uma filha, a jornalista Leila McDowell-Head que, apoiada pelo seu pai, fez parte do Partido dos Pantera Negra. Segundo Wikipedia, os Pantera Negra tinha como finalidade original da organização era patrulhar guetos negros para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polícia. Posteriormente, os Panteras Negras tornaram-se um grupo revolucionário marxista que defendia o armamento de todos os negros, a isenção dos negros de pagamento de impostos e de todas as sanções da chamada "América Branca", a libertação de todos os negros da cadeia e o pagamento de indenizações aos negros por "séculos de exploração branca". A ala mais radical do movimento defendia

A revolução vai acontecer na periferia - histórias e experiências do CCS em Vila Isabel

Apresento a vocês o vídeo "Histórias do Centro de Cultura Social - Vila Isabel (RJ)". Esse vídeo é uma edição de entrevistas realizadas para escrever o artigo de final de curso "A revolução vai acontecer na periferia - histórias e experiências do CCS em Vila Isabel", apresentado ao professor Henrique Cukierman, na disciplina de "Tópicos Especiais em Ciência-Tecnologia-Sociedade", do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e Técnicas e Epistemologia. Não sou profissional em edição ou gravação de vídeos, por isso peço que relevem a qualidade dos cortes e das gravações desfocadas. As músicas foram baixadas pela internet e estão disponíveis pelos próprios criadores das mesmas: FAQ (hip hop instrumental mix) - SoUnDWaVeS Salva a humanidade - Tom Zé Entrevistas: Davi Rodrigues Maurilio Rodrigues Beatrice Catarine Observação: a propaganda que aparece no vídeo é enviada pela gravadora do Tom Zé, porque utilizo um trecho de uma de suas músicas. Não mon