Pular para o conteúdo principal

As computadoras - filme

O filme The Computers foi lançado esse ano e conta a história das programadoras do ENIAC, que também eram conhecidas como computadoras. Elas trabalharam nas máquinas que contribuiriam efetivamente na segunda guerra mundial (guia de mísseis, etc).

A construção do Electronic Numerical Integrator and Computer durou três anos.

Segundo Pierre Levy, em A invenção do Computador:

O ENIAC continha 19.000 tubos de vácuo interconectados segundo um plano labiríntico, o que fazia dela uma das máquinas mais complexas alguma vez construídas. Os números eram codificados na calculadora em “decimal unário” (cada algarismo era representado pelo número de impulsos correspondentes num “anel” com dez lugares, e havia um anel das unidades, um anel das dezenas, etc.
(...)
O ENIAC foi finalizado em 1946. Não serviu, portanto, para a vitória dos aliados nem para calcular as tabelas de tiro e de bombardeamento nem acelerar os cálculos necessários para construção da bomba atômica, que explodiu nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945 sobre Hiroshima e Nagasáqui.

 O objetivo do documentário é:

The Computers is an inspirational story that will change stereotypes and throw open doors. It will help students see that technology careers lie within their grasp, and computing  professionals know that their field’s greatest computing pioneers included women and men!

Ainda está disponível apenas o trailer, mas é possível assistí-lo através da compra disponível por 48h no site da vimeo. Veja o trailer aqui:

ENIAC Trailer - Created with Studio G for Google I/O from Kathy Kleiman on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

discussões da sociologia e psicologia #resumo

No centro destes capítulos estão: Lazarsfeld (sociologia) Lewin (psicologia) Seguindo os ânimos do capítulo anterior, senti que Heims continuou mostrando sua posição política nestes últimos capítulo - sutilmente. Ao iniciar o capítulo 8 com a frase "cybernetic ideas can be applied in the most diverse ideological context" ele anuncia o que está por vir. Os dois capítulos, assim como os anteriores, são separados por grupos de elite, que geralmente variam com temas focados em dois participantes com outros como satélites. No primeiro (8), temos um panorama geral das situações políticas nos Estados Unidos, os esforços, já anunciados, de intervenção governamentas dentro da produção acadêmica, levando, em alguns casos, à paralização da atividade acadêmica. Enquanto os encontro Macy não se abriam para as pessoas que pesquisam em torno de soluções para os problemas sociais relacionados ao racismo, ao anticomunismo, entre outros, houve uma discreta migração de pesquisadores qu

A rainha do código #tradução

Grace Hopper (Reprodução: Internet) Você provavelmente não conhece o nome Grace Hopper, mas deveria. Como uma contra-almirante da marinha dos Estados Unidos, Hopper trabalhou no primeiro computador, o Mark 1 de Harvard . E ela liderou o time que criou o primeiro compilador , que levou a criação da COBOL , uma linguagem de programação que até os anos 2000 representava 70% de todo o código ativamente usado. Morreu em 1992, deixando para trás um inimitável legado como brilhante programadora e como mulher pioneira em um campo dominado por homens. A história de Hopper é contada em "A Rainha do Código", dirigido por Gillian Jacobs (do famoso " Community "). Tradução do seguinte texto: The Queen of Code , escrito por Allison McCann.

mulheres que escolhem ciências da computação

Mulheres que escolhem Ciências da Computação - O que realmente importa O Google conduziu um estudo para identificar os motivos e experiências que influenciam as mulheres a seguir uma carreira nas Ciências da Computação. Ele está baseado em quatro termos: 1. Encorajamento Social: de familiares e pessoas próximas; 2. Auto-percepção: interesse em quebras-cabeças e em resolver problemas; 3. Exposição acadêmica: a disponibilidade e oportunidade para participar/fazer um curso na área; 4. Percepção de carreira: a familiaridade com e percepção de ver a Ciência da Computação como uma carreira de diversas aplicabilidades e grande potencial de um positivo impacto social. Relatório do Google "De acordo com a National Science Board's "Indicadores da Ciência e Engenharia para 2012", mulheres são apenas 26% das profissionais das Ciências da Computação e Ciências Matemáticas nos Estados Unidos . Esses números são ainda mais gritantes quando notamos que embora os graus